
-
Arquitetos: Studio Naqshbandi
- Área: 2800 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ishita Sitwala

Contexto – O Centro SAIL em Surat, Índia, é um hub global dedicado aos ensinamentos de Sri Aurobindo e "A Mãe" Mirra Alfassa, ocupando mais de 1 hectare dentro do campus Earthspace de 47 hectares. Desenvolvido por um hoteleiro indiano e discípulo dos gurus, o Earthspace inclui a AURO University, onde a educação integral combina saúde, espiritualidade, ciência e consciência. O centro serve como um santuário para introspecção, contemplação e crescimento interior. O Studio Naqshbandi foi convidado a projetar este edifício em 2010, e finalmente, a execução começou em 2019 devido a múltiplas mudanças na localização dentro do campus, assim como a priorização da alocação de fundos pela administração para o campus em crescimento.




Conceito – Usando a experiência de nosso estúdio na criação de paisagens naturais, uma das primeiras decisões foi converter o local de baixa altitude em um sistema de captação de água da chuva, criando um lago natural. O tanque de 2950 m2 é projetado como um corpo d'água perene e autossustentável, transbordando para esta área paisagística natural de baixa altitude para criar um corpo d'água na monção, atraindo aves especiais e espécies aquáticas locais.





Metaforicamente, o corpo d'água define a separação entre o mundo exterior e o interior. Uma ponte convida a transcender essa separação e entrar em um reino de paz. Os visitantes atravessam esta ponte de entrada e interagem com os espaços cuidadosamente organizados no centro, evocando exploração e descoberta interior. Os três pátios dentro do edifício permitem o acesso à natureza, vento e luz solar em todo o centro.





As características principais incluem um Jardim Zen, o Pátio Sensorial, pequenos espaços de meditação em forma de pétala e a Dhyanshala, um espaço meditativo flutuando acima do espelho d'água. As quatro salas de meditação em forma de pétala são inspiradas nos quatro atributos da "Mãe", e os interiores serenos refletem uma ética espiritual semelhante ao centro espiritual de Auroville, Matrimandir. O Pátio Sensorial abriga diversos instrumentos musicais que convidam à imersão no universo do som e do espaço. Dessa forma, o Centro propicia a exploração dos cinco sentidos em uma atmosfera de paz e serenidade.



Inovações e Restrições – O projeto integra os cinco elementos da natureza, criando narrativas sensoriais com pátios, espelhos d´água e uma combinação de tijolos aparentes, concreto e vidro. Práticas sustentáveis, incluindo captação de água da chuva e paisagismo com flora nativa, garantem harmonia com o local de baixa altitude.


Manter o conceito original através das muitas mudanças e desafios enfrentados ao longo de 10 anos foi uma grande missão. Desafios como mudar o projeto, que estava quase finalizado, de uma estrutura meio subterrânea para uma estrutura totalmente acima do solo, devido a mudanças nas normas ou aos desejos em constante evolução do cliente, foram superados com muita paciência e negociações. Outro grande desafio foi trabalhar à distância para alcançar o nível de detalhamento e acabamento em arquitetura, interiores e paisagismo.















































